quarta-feira, 30 de novembro de 2011

QUEM É O CULPADO?






          Fico analisado certas situações e não sei se é porque o tempo está passando e eu ficando velha ou se    realmente os bons costumes e os valores estão desmoronando, aliás já desmoronaram faz tempo!

          E ai se atribui tudo de mau que acontece à televisão, quando na verdade a criança aprende mesmo é em casa. Na escola ela entende, em casa ela aprende ( Criança que não estuda em casa fazendo as lições com certeza será sempre um mai aluno).  

          Cabe aos pais educar seus filhos de uma maneira correta fazendo-os respeitar os outros e assim respeitará a si mesmo.

          A ética há muito que ficou pra traz, bom dia, boa tarde, com licença, obrigada, desculpe, são palavras inexistentes no nosso dicionário doméstico.

         O egocentrismo, a ambição, o livre-se quem puder hoje está em evidência.

         Se analisarmos direitinho todo esse comportamento deturpado está saindo de dentro dos lares. A família já não é mais um ponto de referencia. E ai como serão as nossas crianças daqui ha dez anos?

         Outro dia peguei um coletivo e lá se encontrava duas senhoras de aproximadamente sessenta e cinco a setenta anos, o ônibus estava cheio, observei que em vários bancos haviam jovens e crianças sentadas. Estes ao lado da mãe nem percebiam o que ocorria em sua volta e elas ( as mães )nem ai para o caso. Os jovens sentados uns despercebidos, outros conversavam e nem sequer direcionavam o olhar para as senhoras que permaneciam em pé.

         As cadeiras determinadas para os idosos, grávidas  e deficiente estavam todas ocupadas, menos com os que de fato tinham direito.

          É um direito básico dos idosos que nem sempre é respeitado: o de viajar sentado nas cadeiras preferenciais dentro dos ônibus. Eles têm lugar reservado, mas com os ônibus lotados, pessoas mais jovens costumam ocupar essas cadeiras - e não levantar quando os mais velhos entram.

 Fiquei horrorizada diante de tamanho descaso, falta de educação e respeito para com aqueles que já trabalharam uma vida toda, agora cansados, todo o corpo com certeza  dolorido, ter que fazer um percurso num coletivo em pé , enquanto os jovens e crianças permanecem ali bem sentados num descaso e desrespeito total.

             Senhores pais e responsáveis, educação, bons costumes ( valores)tiveram valor ontem hoje e terão sempre.
            Tentemos pelo menos construir um mundo melhor para eles mesmos, através dos bons ensinamentos...
                 


                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios feitos não serão rebatidos, uma vez que cada um tem o direito de expressar sua opinião, contanto que sejam respeitosos.
Assim sendo evitaremos polêmicas as quais não nos levarão a nada.
As sugestões serão sempre bem vindas