terça-feira, 4 de outubro de 2011

MINHA SOGRA É….


Uma mulher que amei e muito respeitei.
                                             
( Bendito o  ventre que gerou meu esposo)

     
Temos observado na maioria dos casais como as sogras são vistas e tratadas. E isto não é de hoje é uma visão que vem se repetindo de geração à geração.
      Talvez nem seja uma questão de educação e sim um sentimento intrínseco, algo da própria natureza humana. Mas esta analise deixo pra os estudiosos do assunto.
      Toda mulher  um dia será sogra e como tal também serão vistas e tratadas.
      È deprimente ouvir tantas piadas e frases de mau gosto, muitas criticas e comentários a respeito das sogras. Ela é sempre a vilã.
      Quando na verdade esta idéia preconceituosa  já deveria ter extinguido.
      Façamos uma rápida análise!
      Quando a mãe da esposa  reclama com os netos ou suas irmãs, tudo acontece de uma forma bem natural, a mamãe nem faz cara feia, mas se o caso acontece com a família do rapaz ai sim a coisa fica feia.
      A esposa pode presentear a mãe da maneira que quiser.Quando (mamãe) precise de algo , não tem como deixá-la  em maus lençóis, mas se a o mesmo acontece com a mãe do esposo ai sim o caso se complica, ai vem o bla bla bla e ninguém tem sossego.
      Ai surgem as incessantes reclamações… Está tirando de casa pra dar aos outros… Se algum parente da esposa passar por alguma necessidade;  vamos socorrer, caso acontece com um parente do esposo, problema  dele , não temos nada com isso.
      O  meu irmão pode abrir a geladeira na hora que quiser, meu cunhado nem pensar…
      A minha família é sempre bem vinda a do meu esposo quero distância..
      A maioria das esposas sentem um ciúme imenso da sogra e vice-versa, muitas vezes o esposo tem que se afastar da sua família, porque ela não tem espaço entre o casal.
      Os netos sempre são mais próximos da família da mãe do que da família do pai, esta realidade não se pode negar. Alias  as desculpas são infinitas e muitas vezes ridículas…
      A esposa precisa saber que aquele homem foi gerado e criado com muito amor e o direito da mãe jamais lhe será negado.         
      Embora  a maioria dos homens para não criar atrito e poder viver harmoniosamente com a esposa, acaba cedendo e muitas das vezes afasta-se completamente da sua família, passando a relacionar-se muito maias com a família da esposa do que com a sua.
      Se ambas  ( nora e sogra) souberem respeitar o espaço uma da outra a convivência entre ambas será bem mais harmoniosa.
     Existem assuntos nos quais as sogras não podem interferir, como por exemplo; na educação dos filhos. O máximo que pode fazer é orientar de forma cordial se isto lhe for sugerido, mas sem tomar partido nas atitudes que  a nora tomar em relação a criança. Afinal de contas quem tem obrigação de educar os filhos são os pais. Nunca falar das falhas da nora ao filho, ou vice versa, isto com certeza vai causar atrito entre ambos.
      Há poucos dias ouvi uma mãe falando ao filho que a nora estava fazendo muito dengo a criança e fazendo tudo que a mesma queria.  O Pai ficou muito aborrecido e repreendeu a esposa na frente de todos… foi uma situação delicada e desnecessária.
      Mamãe! Se não podes ajudar também não deves atrapalhar).
      È preciso saber que o nosso papel de mãe já foi feito, eles agora agem da maneira que lhes apraz.
      Se estas crianças foram bem educadas com certeza serão bons esposos e esposas, não cabe a sogra nem de um nem do outro tomar partido quanto a maneira que cada um toma dentro do seu lar…eles já são bem crescidinhos e sabem muito bem como resolver seus problemas.
      Nós com pais já tivemos nossa vez, agora é a vez deles. E ninguém pode determinar como cada pessoa deve fazer ou deixar de fazer, cada um vive a sua maneira.
      Se o filho ou a filha erra o certo é apontar o culpado para que o problema seja solucionado. E não ficar acobertando o erro por ser filho ou filha.
     Se puder ajudar tudo bem se não puder não interfira. Só vai prejudicar. Isto porque o que importa mesmo é que nossos filhos sejam feliz com os parceiros que escolheram para seguirem juntos caminhada afora
      Noras e Sogras  amem-se,  respeitem-se, ambas têm um papel fundamental na  continuidade e harmonia da família !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios feitos não serão rebatidos, uma vez que cada um tem o direito de expressar sua opinião, contanto que sejam respeitosos.
Assim sendo evitaremos polêmicas as quais não nos levarão a nada.
As sugestões serão sempre bem vindas